by Luís Nogueira



Ligado ao processo artesanal, Luís Nogueira, inspira-se nos produtos de características únicas próprios da sua região (Serra da Estrela) e pegando no burel dá um novo conceito, mas muito ligado às origens.


Inspirado na capa dos pastores e nos desenhos das casacas de pastor, que obtinham traços muito próprios ligados ao estatuto social e outros ligados à origem de cada família. Estas casacas com o designado trabalho de recortes, em arte aplicada, era um conceito muito específico desta região.


Muitos destes trabalhos de arte aplicada com o trabalho de recortes, agora recriados de forma mais contemporânea, provêm desse trabalho tão antigo e quase extinto.


Todas estas peças são criação e execução de Luís Nogueira, por isso a marca By Luís Nogueira confere um processo de peças únicas e exclusivas.


Está associado à Associação de Artesão da Serra da Estrela, já possuo Carta de unidade produtiva .

Tem participado em feiras de alguma importância e de relevo nacional, como a Feira Nacional de Agricultura em Santarém, a Feira Internacional de Artesanato de Lisboa, na Fil, a Feira de Artesanato do Estoril e as feiras de artesanato de Gouveia.


Este projeto é muito recente, teve início em Março de 2012 e um dos seus conceitos é apenas a venda em feiras de artesanato ou em contacto direto, estando já a decorrer alguns contactos para pontos de venda e até exportações.


A matéria-prima utilizada e que deu mote ao projeto é o burel. Tecido artesanal português, 100% lã, de grande qualidade e resistência. As qualidades do burel provêm do seu particular processo de fabrico: a lã de ovelha bordaleira que depois de um rigoroso processo, desde a tosquia, a lavagem e fiação, segue para o tear. Após a tecelagem é colocada no pisão, uma máquina que escalda e bate a lã de modo a tornar o pano mais compacto e resistente.


O burel sempre acompanhou a vida na Serra da Estrela, era utilizado na confeção de vestuário do pastor, desde as calças à casaca bem como a mais conhecida capa de pastor que permitia uma boa proteção ao frio, à chuva e mesmo à neve.


Para além da confeção de vestuário e acessórios de vestuário by Luís Nogueira, vai criando elementos ligados à decoração.


Para além das cores naturais da lã, o castanho, o branco, o pinhão (cor mista de branco e castanho) o projeto inclui novas tendências com outras cores tingidas.


Esta marca tem pagina no Facebook, onde se pode conhecer todas as novidades.


Deixo aqui algumas imagens dos vários artigos desta marca.

















Enviado por:

Um comentário: